facebook
Público Algo

Público-alvo

 

O público-alvo, ou target, é o conjunto de pessoas ou empresas que, assumindo caraterísticas semelhantes, se encontra em posição de melhor rececionar determinado produto, serviço ou mensagem.

A definição de um público-alvo antes da definição de estratégias de comunicação permite à marca concentrar esforços neste determinado conjunto de pessoas ou empresas, tornando estas estratégias mais focadas, mais personalizadas e, por conseguinte, mais eficazes.

A definição do público-alvo é realizada, por norma, em função de vários critérios que vão circunscrever o tipo de pessoas ou empresas às quais o produto, serviço ou mensagem melhor se adequa. Os critérios mais comuns são:

Critérios vitais: género sexual, idade, ocupação

Critérios geográficos: nacionalidade, localidade, zona urbana/zona rural, montanha/praia, calor/frio

Critérios económicos: poder de compra, gama de produtos que a pessoa compra/gama de produtos que a empresa produz ou comercializa, locais que frequenta, lifestyle

Critérios psicológicos: gostos pessoais, valores morais, sensibilidade, rotina

 

No entanto, o marketing não se trata de uma ciência exata, e a definição do público-alvo não é exceção à regra. Nem sempre a definição do público-alvo se realiza em função do produto, serviço ou mensagem que se pretende promover. Por vezes, é exatamente o oposto. Há situações em que é o produto, o serviço ou a mensagem que é produzido ou alterado em função do público-alvo da marca. Esta situação acontece normalmente quando é detetada uma lacuna no mercado, quando existe carência de determinado produto, serviço ou mensagem.

 

Seja na situação mais comum, de definir o público-alvo em prol do produto, serviço ou mensagem, ou na situação inversa, este é sempre um passo essencial na comunicação de qualquer marca, é o passo que define o foco de toda a abordagem e especializa as estratégias a aplicar.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound