A mensagem

O processo de comunicação é nada mais, nada menos que a transmissão de uma mensagem que vai do emissor – marca – até ao recetor – público-alvo. Independentemente da finalidade da comunicação ou do ambiente no qual é desenvolvida, esta é sempre a fórmula base que se aplica a toda e qualquer comunicação.

Dentro do processo de comunicação, além do triângulo emissor-mensagem-recetor, que serve de base ao processo, existe também o fator ruído. Dentro da comunicação de marketing o ruído surge principalmente sob a forma de concorrência. Quando uma marca pretende comunicar um produto ou serviço há que ter em conta o que existe na concorrência e a forma como eles comunicam este bem.

Ler mais

Público-alvo

 

O público-alvo, ou target, é o conjunto de pessoas ou empresas que, assumindo caraterísticas semelhantes, se encontra em posição de melhor rececionar determinado produto, serviço ou mensagem.

A definição de um público-alvo antes da definição de estratégias de comunicação permite à marca concentrar esforços neste determinado conjunto de pessoas ou empresas, tornando estas estratégias mais focadas, mais personalizadas e, por conseguinte, mais eficazes.

328

Objetivos

Definir objetivos é, em qualquer ação que a marca pretenda realizar, um passo essencial. Na comunicação a regra que se aplica é a mesma. Traçar objetivos para a marca e objetivos para a comunicação permite visualizar a meta a alcançar e é um instrumento essencial na hora de tomar decisões.

Ler mais

Em que consiste?

O Plano de Comunicação é um documento que define toda a estrutura das estratégias a aplicar para desenvolver a marca do cliente. A redação deste documento implica o estudo prévio da marca, do mercado no qual esta se insere e da sua concorrência, através da Análise SWOT. Realizado este passo, a agência de comunicação responsável pela marca irá definir quais as melhores estratégias a aplicar para atingir os objetivos de comunicação da empresa, bem como quais os melhores canais a utilizar e a altura certa para as aplicar.

Ler mais

 

O que é a Análise SWOT?

A Análise SWOT é a base de estudo sólida sobre a qual todas as estratégias de Marketing são posteriormente realizadas e este deve ser sempre o primeiro passo para um planeamento de sucesso.

Strengths (Pontos Fortes)
Weaknesses (Pontos Fracos)
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)

Ler mais

Scroll to top