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Publicidade no Facebook

O papel das Redes Sociais na divulgação da marca

A publicidade online é, cada vez mais, uma aposta frequente das empresas na divulgação da sua marca. O elevado nível de atenção por parte do consumidor, a flexibilidade nas mensagens, a interação, o custo de contacto baixo são algumas das principais vantagens que as marcas vêm na comunicação online e as redes sociais surgem neste campo como uma excelente oportunidade de exposição. O Facebook encontra-se na liderança das redes sociais e conta com mais de 900 milhões de usuários em todo o mundo, 4.5 milhões em Portugal – dos quais 78% visitam a sua página diariamente.
O Facebook é atualmente uma das mais poderosas plataformas de Web Marketing. Desde 2010 cresceu mais de 680% e é, talvez, o melhor meio de comunicação para estabelecer uma relação de proximidade com o cliente, uma vez que permite um alto nível de taxa de interação, uma comunicação totalmente bilateral entre marca e cliente. De forma a potenciar este efeito, as marcas podem investir em publicidade no Facebook, usufruindo desta comunicação relaxada e bilateral para criar proximidade com um maior número de clientes.

Vejamos algumas vantagens da Publicidade no Facebook:
• Filtrar o público-alvo – é possível definir quem vai visualizar o anúncio. Pode filtrar características como por exemplo: idade, género sexual, localização, interesses, entre outros;
• Definir orçamento diário ou geral;
• Pagar apenas pelos “cliques” efetuados no anúncio;
• Definir horários para o anúncio estar ativo;
• Alterar copy ou imagem a qualquer ponto da campanha;
• Acompanhar os resultados em tempo real e realizar as alterações necessárias para melhorar;
• Medir resultados.

Existem três tipos de publicidade que uma marca pode realizar no Facebook:

Anúncio na Coluna da Direita
Menos vistos, imagens mais pequenas, menor poder de alcance.

 

Anúncio no Histórico de Notícias
Estilo mais comum, como aparece no Histórico de Notícias e o aspeto é o de publicação biológica e funde-se com as restantes publicações o que lhe confere um aspeto mais natural e menos de “publicidade”. As imagens são maiores (quando comparadas com os anúncios da coluna da direita) e permite um número de carateres superior para a descrição. Tem ainda uma função muito importante, o botão “call to action” que induz o cliente a clicar para determinada ação, seja um “compre já”, um “saiba mais”, etc.

 

 

Anúncio Móvel
Cada vez mais útil, uma vez que o número de usuários das redes sociais não pára de aumentar, no entanto pode correr mal caso a marca defina um anúncio móvel sem ter um site adaptado para mobile. Ou seja, se o cliente clica no anúncio através do seu aparelho móvel é essencial que a marca esteja preparada com um site mobile, caso contrário o melhor é não optar por este género de anúncio.

 

Ter uma presença online forte, especificamente nas redes sociais, é essencial para qualquer marca. A forma como cada marca o faz determina o sucesso que a sua comunicação irá ter. Apresentar uma página de Facebook apelativa e organizada já não é suficiente, é necessário investir em publicidade para potenciar resultados. Apostar num anúncio de Facebook chamativo, com uma imagem atrativa, um bom “call to action”, um copy curto e claro e com definições de público alvo bem selecionadas são as regras de ouro para conquistar futuros clientes, sem a necessidade de realizar um investimento muito avultado e com uma taxa de aproveitamento excelente.

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