O Blog como ferramenta de comunicação

No nosso dia-a-dia lidamos, maioritariamente, com pequenas e médias empresas. Este género de empresa possui, muitas vezes, limitações de orçamento que nos obrigam a procurar soluções criativas e acessíveis – e atenção que nós adoramos esta ginástica criativa!

Interessa, no entanto, aqui referir que a internet ajuda bastante quando se procuram alternativas de divulgação eficazes e a custos simpáticos ou, muitas vezes, inexistentes.

Os blogs (diminutivo de weblog) são uma ferramenta relativamente recente – o primeiro blog conhecido data de 1997 – e tem feito maravilhas no mundo da comunicação com orçamento limitado!

Para uma marca criar um blog não precisa de saber nada de linguagens informáticas. Aliás, grande parte dos sites já permitem a implantação do blog na própria página e a partir daí é apenas necessário criar artigos e adicionar a multimédia que a marca desejar – imagens, vídeos, links, etc.

Um blog corporativo é, geralmente, um blog de nicho e apresenta uma linguagem muito simples e direta. Ou seja, é um blog especializado em determinado assunto que comunica com o público de maneira informal. Vejamos, o nosso blog, por exemplo, é especializado na área da comunicação, fornece ao nosso público informações úteis para a comunicação das suas empresas e explica a importância de desenvolver a comunicação da marca para atingir objetivos. Este aspeto fornece também à marca que escreve o blog uma característica de conhecimento, de ter conhecimento da área na qual atua, o que passa credibilidade e confiança para o público.

É quase assim tão simples quanto parece: uma ferramenta com custo muito baixo ou zero, simples de utilizar e atualizar, com uma comunicação informal e direta, que permite interação com o público e, logo, arrancar aqueles comentários preciosos à avaliação da estratégia da marca… Importante mesmo é saber o que comunicar, como comunicar, para quem comunicar e quando comunicar. É aí que surge a necessidade de recorrer a um profissional da comunicação, isto para que realmente exista um benefício, uma criação de laços entre marca e público, uma vantagem de comunicação, em vez de prejudicar a imagem da marca.