Foi na década de 60, com o surgimento da internet, que se começou a ouvir falar da “aldeia global”. Marshall McLuhan, filósofo canadense, introduziu este conceito que define perfeitamente o mundo atual onde tudo o que não está na “aldeia global” não existe. Os negócios não podem ser pensados a nível local e a presença online é uma necessidade de sobrevivência absoluta. Dentro do mundo online e como consequência da necessidade de desenvolver relações dentro da “aldeia global” surgem as redes sociais, que permitem uma comunicação móvel e instantânea com o mundo inteiro.


Mensalmente 1 bilhão de pessoas utiliza o Facebook de forma ativa. O YouTube recebe setenta e duas horas de vídeo a cada minuto que passa. Sessenta e dois por cento dos adultos em todo o mundo utilizam redes sociais. Três bons motivos para as empresas apostarem nas redes sociais como meio de divulgação da sua marca e dos seus serviços/produtos. As redes sociais vêm assim revolucionar a própria comunicação entre marca e clientes. Deixamos de ter uma comunicação unilateral, deixamos de ter a possibilidade de comunicação bilateral para termos interação. A comunicação peer-to-peer latente nas redes sociais permite à marca não só transmitir a sua mensagem de forma mais direta para o seu público-alvo como também receber um feedback do consumidor e não só, o próprio consumidor pode comunicar com os seus pares, transformando-se em embaixador da marca, trocando opiniões e experiências que valorizam a marca. É a ampliação do poder do tradicional, mas sempre eficaz, word-of-mouth, ou boca-a-boca.
Mas então, como pode uma marca aproveitar o potencial de comunicação das redes sociais, um meio de grande alcance que não exige o alto investimento dos tradicionais meios de massa? Para construir a existência de uma marca no mundo das redes sociais, definimos cinco passos essenciais:

1. Definir objetivos – aumentar notoriedade, aumentar vendas, divulgar produtos, etc.
2. Definir quais as melhores redes sociais para divulgar a sua marca – Facebook, Linkedin, Instagram, YouTube, Twitter, etc.
3. Definir qual o tipo de conteúdo que pretende partilhar – fotografias, vídeos, rubricas, dicas, conteúdo científico, notícias, etc.
4. Criar um calendário de publicações – determinar os horários para realizar as publicações e a frequência com que as pretende realizar.
5. Definir um gestor para as redes sociais – é essencial existir alguém com a disponibilidade e o know-how que realize eficazmente os passos acima enunciados e garanta a gestão profissional das redes sociais da marca.