A mensagem
O processo de comunicação é nada mais, nada menos que a transmissão de uma mensagem que vai do emissor – marca – até ao recetor – público-alvo. Independentemente da finalidade da comunicação ou do ambiente no qual é desenvolvida, esta é sempre a fórmula base que se aplica a toda e qualquer comunicação.
Dentro do processo de comunicação, além do triângulo emissor-mensagem-recetor, que serve de base ao processo, existe também o fator ruído. Dentro da comunicação de marketing o ruído surge principalmente sob a forma de concorrência. Quando uma marca pretende comunicar um produto ou serviço há que ter em conta o que existe na concorrência e a forma como eles comunicam este bem.
A forma mais eficaz de reduzir o ruído é produzir um Copy Strategy eficaz, que transmita a mensagem de forma clara e diferenciada da concorrência. Assim, as caraterísticas principais que um Copy Strategy de sucesso deve ter em conta são:
O Copy Strategy deve ser concreto
Não deve existir margem para dúvidas na compreensão da mensagem
Simplicidade
O período de atenção que o público-alvo dedica à mensagem é, regra geral, curto, portanto é importante que a mensagem seja simples para que o público a percecione da forma correta
Clareza
O público-alvo deve entender de forma imediata o conteúdo da mensagem
Positividade
A Análise SWOT previamente realizada à marca entra de novo em ação utilizando os seus pontos fortes para enfatizar as vantagens do produto/serviço
Apelativo
O Copy Strategy deve ser apelativo, deve invocar a curiosidade do público-alvo
Inteligente
Cada marca tem um objetivo de marketing diferente. Da mesma forma que cada público-alvo tem também objetivos de consumo diferentes. Por vezes o mais importante é o preço, outras é a notoriedade, para alguns é a qualidade. Seja qual for o objetivo que move, tanto a marca como o público-alvo, o Copy Strategy deve obrigatoriamente ser inteligente e jogar com esse fator, deve apresentar este fator como mensagem principal.
Definidas as caraterísticas que o Copy Strategy deve apresentar para a mensagem ser entregue com sucesso no meio do público-alvo, basta adicionar criatividade e o núcleo duro de toda a campanha está lançado. A partir deste momento, está construído o conceito que será utilizado em todas as ações da campanha e a comunicação ganhou sentido para a marca.