Público-alvo

 

O público-alvo, ou target, é o conjunto de pessoas ou empresas que, assumindo caraterísticas semelhantes, se encontra em posição de melhor rececionar determinado produto, serviço ou mensagem.

A definição de um público-alvo antes da definição de estratégias de comunicação permite à marca concentrar esforços neste determinado conjunto de pessoas ou empresas, tornando estas estratégias mais focadas, mais personalizadas e, por conseguinte, mais eficazes.

A definição do público-alvo é realizada, por norma, em função de vários critérios que vão circunscrever o tipo de pessoas ou empresas às quais o produto, serviço ou mensagem melhor se adequa. Os critérios mais comuns são:

Critérios vitais: género sexual, idade, ocupação

Critérios geográficos: nacionalidade, localidade, zona urbana/zona rural, montanha/praia, calor/frio

Critérios económicos: poder de compra, gama de produtos que a pessoa compra/gama de produtos que a empresa produz ou comercializa, locais que frequenta, lifestyle

Critérios psicológicos: gostos pessoais, valores morais, sensibilidade, rotina

 

No entanto, o marketing não se trata de uma ciência exata, e a definição do público-alvo não é exceção à regra. Nem sempre a definição do público-alvo se realiza em função do produto, serviço ou mensagem que se pretende promover. Por vezes, é exatamente o oposto. Há situações em que é o produto, o serviço ou a mensagem que é produzido ou alterado em função do público-alvo da marca. Esta situação acontece normalmente quando é detetada uma lacuna no mercado, quando existe carência de determinado produto, serviço ou mensagem.

 

Seja na situação mais comum, de definir o público-alvo em prol do produto, serviço ou mensagem, ou na situação inversa, este é sempre um passo essencial na comunicação de qualquer marca, é o passo que define o foco de toda a abordagem e especializa as estratégias a aplicar.