Objetivos

Definir objetivos é, em qualquer ação que a marca pretenda realizar, um passo essencial. Na comunicação a regra que se aplica é a mesma. Traçar objetivos para a marca e objetivos para a comunicação permite visualizar a meta a alcançar e é um instrumento essencial na hora de tomar decisões. Os objetivos de comunicação devem não só respeitar como ter por alvo primário fazer cumprir os objetivos traçados para a marca. Estabelecer objetivos de comunicação é, no fundo, o ato de fazer pontaria para atingir as metas propostas pela marca, é o modo como a comunicação se revela na sua concretização. Neste sentido, os objetivos de comunicação, por norma, prendem-se com questões como:

Aumento de notoriedade
Aumento de vendas
Fidelização de clientes
Fornecer humanidade à marca
Entre outros…

Posicionamento

O posicionamento define a forma como os clientes percepcionam a marca, define a sua postura no mercado e restringe o público a atingir. Quando definimos qual o posicionamento que a marca deve apresentar perante o mercado e perante o público-alvo é essencial que este seja bem definido, que não deixe margem para dúvidas, que projete na mente dos clientes uma imagem clara daquilo que a marca representa. O posicionamento é, no fundo, a ação de delimitar a imagem da marca, dando ênfase ao que a distingue da sua concorrência no mercado e definindo a postura que esta mantém na sua forma de atuar. O posicionamento das marcas é normalmente definido por uma, ou várias concepções sólidas, fortes, que transmitam uma imagem de marca forte:

Solidez
Qualidade
Originalidade
Fidelidade