Organizar com consciência

Quando um consumidor compra um produto está a comprar bem mais do que um objeto, está a comprar a experiência que este objeto lhe pode proporcionar. Atualmente, o consumo é realizado mais em volta da experiência hedónica do que em volta do produto ou serviço que se está a adquirir. O evento é uma das formas mais eficazes de fomentar esta experiência, uma vez que permite ao público-alvo experienciar em tempo real e em ambiente controlado pela marca o conceito que esta pretende transmitir.
São vários os objetivos pelos quais a marca pode organizar um evento, seja para aumentar a notoriedade da marca, desenvolver/estimular o relacionamento entre marca e consumidor, promover experiências, fortalecer o conceito da marca, recompensar clientes ou colaboradores, divulgar o lançamento de um novo produto, comemorar aniversários ou outros acontecimentos, etc. Independentemente do motivo pelo qual a marca pretenda organizar um evento, o importante é que o realize de forma consciente das vantagens mas também dos riscos que um evento implica. Um evento mal organizado pode acabar com a imagem da marca e ter o efeito oposto do pretendido. Assim, estabelecemos 3 passos essenciais a ter em conta na organização de um evento.

1. Antes de iniciar a organização do evento:

  • Qual a relevância do evento tanto para a marca como para o propósito para o qual este está a ser organizado? Faz sentido a realização de um evento para este propósito? Um evento encaixa bem no perfil da marca?
  • O evento será eficaz? Os objetivos são atingíveis através de um evento?
  • O retorno do investimento será positivo? Um evento requer, quase sempre, um investimento financeiro, os resultados irão compensar este investimento?

2. Pré-organização:

  • Quais são os objetivos que a marca pretende atingir com este evento?
  • Qual é o público-alvo para o qual a marca vai organizar o evento?
  • Que tipo de evento se adequa melhor ao conceito da marca, ao público-alvo e aos objetivos?

3. Organização:

  • Qual a melhor altura para realizar o evento? Existe uma data específica? Deve estar calor ou frio? Quando é que a mensagem vai ser mais eficaz?
  • Onde é que a marca pode realizar o evento? Indoor ou outdoor? O que é que implica o evento? Montanha ou praia?

Os eventos requerem uma ação profissional extremamente organizada, com a utilização de uma linguagem direcionada ao público-alvo e o mais interativa possível. É necessário envolver o cliente no evento, mais do que um evento ao qual o cliente vai assistir, deve ser uma experiência memorável, inesquecível. Um evento que corre bem vai ter um alcance muito superior ao número de pessoas que estiveram presentes, principalmente nos dias de hoje com a facilidade de divulgar situações nas redes sociais. Os clientes presentes num evento de sucesso, além de se tornarem clientes fiéis, tornam-se embaixadores da marca e, por muito que o marketing evolua, o boca-a-boca e a experiência real ainda são, e sempre serão, a melhor forma de divulgar uma marca.