O que é e como organizar
Surpreendente e contagiante. São as duas características principais de um flash mob de sucesso. Mas, afinal, o que é um flash mob? Flash mob é uma concentração repentina de pessoas em determinado local para realizar uma performance previamente combinada. Para que o flash mob funcione é essencial que os transeuntes não envolvidos na ação não tenham conhecimento do que está prestes a acontecer e que o grupo que se juntou para realizar a ação, assim que esta termine, disperse novamente com a mesma rapidez e naturalidade com que se reuniu. Os flash mobs com interesse publicitário ou promocional permitem à marca uma divulgação potencialmente viral sem custos de meios de comunicação. Isto é, o acontecimento é gravado, tanto por elementos da marca como, graças à tecnologia, por muitos dos transeuntes apanhados de surpresa, e partilhado nas redes sociais, divulgando a marca sem custos de meios de comunicação. Se o flash mob correr mesmo muito bem é até possível que os meios de comunicação de massa se interessem em noticiar o acontecimento, mais uma vez, a custo zero para a marca. Interessado? Vamos falar dos passos essenciais para garantir que organiza um flash mob de sucesso!
1º – Percebeu bem o conceito de flash mob? Agora analise a sua marca e o conceito e mensagem que pretende passar e veja se este tipo de ação é apropriada para si.
2º – Passou do primeiro ponto? Muito bem, vamos decidir o que vai acontecer. Vamos organizar uma dança? Se calhar a sua marca até está ligada ao mundo da música e era mais interessante um acontecimento musical, que tal um flash mob de pessoas a cantar um medley musical escolhido por si?
3º – Está decidido o que vai acontecer! Agora precisamos decidir onde vai acontecer. Veja quais são os locais que se identificam com a sua marca, os locais que o seu público-alvo frequenta, se quer realizar indoors ou outdoors, etc. Muito importante neste passo é verificar a legislação do local que escolher, seja um local público ou um local privado é muito provável que seja necessário pedir autorizações e, por vezes, pagar a utilização do espaço.
4º Já sabemos o que queremos fazer e onde o queremos fazer! Agora temos que encontrar pessoas para participar no flash mob, uma parte essencial do processo! Vamos tirar proveito das redes sociais! Vamos criar eventos, realizar apelos, enviar emails, enviar sms para os amigos, vamos pedir para chamarem os amigos deles, mas vamos fazer isto tudo sempre a pedir a descrição. Se quiser participar é muito bem-vindo, se não quiser não “espalhe” o acontecimento, para que não se perca o fator surpresa.
5º – Já tem um grupo considerável de pessoas interessadas em participar. Agora vamos entrar numa fase crítica da organização: passar informações claras e corretas para os participantes. O que vai acontecer, onde vai acontecer, quando vai acontecer, o que precisa que eles façam e como quer que eles venham vestidos. Veja se é necessário realizar ensaios e, dependendo da complexidade da performance, pode ser aconselhável contratar alguns participantes profissionais, para que o sucesso do acontecimento seja garantido. Podemos dizer que é um bocadinho de batota ao conceito original de flash mob, mas, quem nunca?
6º – Tudo a postos? Calma! Falta o registo do momento! Os transeuntes surpreendidos vão certamente tirar proveito do seu smartphone e fazer fotografias e gravar vídeos, alguns dos quais serão posteriormente publicados nas redes sociais. No entanto, esta divulgação em segunda mão não substitui uma cobertura oficial. Aposte em profissionais que garantam uma filmagem com qualidade e que consigam realizar um vídeo que transmita a grandiosidade do acontecimento. Este material vai ser vital para o sucesso do flash mob, vai garantir que quem não estava presente no acontecimento possa ver o que a sua marca fez, vai garantir a divulgação online da sua marca e não restringi-la apenas aos minutos de duração e à localização do acontecimento.
7º – Agora sim, estava tudo a postos e correu tudo bem! Os transeuntes adoraram e acabaram por se envolver ao longo do acontecimento. Mas acabou, o que fazemos? Dispersar é a palavra de ordem. Uma das principais características do flash mob é que termina como se nada tivesse acontecido, ou seja, os participantes assim que terminam devem dissipar e continuar a desenvolver a atividade que estavam a realizar antes de começar o acontecimento, seja passear, comer, ver as montras, o importante é que reajam como se nada tivesse acontecido e não ficarem ali a interagir entre eles ou com os transeuntes.
8º – Tudo terminado, pode contar com a equipa de profissionais que contratou para cobrir o acontecimento e esperar que eles construam um vídeo interessante do flash mob. Este vídeo deve ser editado e partilhado online o mais rápido possível para iniciar a divulgação da sua marca.
Agora que já percebeu a organização necessária para realizar um flash mob, vamos terminar o artigo com exemplos de alguns dos flash mobs mais conhecidos e que conquistaram uma proporção viral na internet. Se necessitar de ajuda para organizar o seu flash mob, ou se necessitar de ideias originais, já sabe que pode contar connosco!
Flash mob na Estação Central de Antuérpia para divulgar o musical “Grease” que viria a estrear na cidade em breve. Neste vídeo podem ver como os participantes se vão juntando aos poucos, surpreendendo sempre os transeuntes e como no final, assim que acaba a música, todos desaparecem e a rotina da estação volta ao normal. É de sublinhar também a importância de ser um vídeo gravado e editado por profissionais.
https://www.youtube.com/watch?v=6WwDjGq0m1w
E porque em Portugal também se fazem coisas giras, em 2009 a Tap desejou um Feliz Natal aos seus passageiros de forma original. Nesta ação é de destacar a forma como o público é convidado a participar.
E porque nem só de dança se fazem os flash mobs, terminamos com uma ação da Volskoper de Viena. O que há de mais interessante neste vídeo é a forma como os músicos, os cantores e os bailarinos se vão integrando na ação, a forma como vamos vendo que pessoas aparentemente insuspeitas afinal fazem parte do acontecimento. Isto é a essência do flash mob!