O logotipo é o primeiro contato do consumidor com a marca. Como qualquer primeiro contato em relações sociais, o logotipo tem o poder de definir a primeira impressão do consumidor sobre a marca e, como tal, apresenta um peso determinante na imagem da mesma.

Quando pensamos um logotipo devemos ter em conta:

O tipo de marca;
O tipo de público-alvo;
Os objetivos da marca;
A imagem que a marca pretende apresentar no mercado.

A criação do logotipo resulta sempre de uma Análise SWOT que responde a estas questões, entre outras, e esteticamente pode ser constituído apenas por lettering ou por lettering acompanhado de símbolo. O lettering num logotipo pode apresentar o nome completo da marca ou utilizar um acrónimo – normalmente esta última hipótese é utilizada quando o nome da marca é demasiado extenso.

Apenas um designer tem as competências necessárias para definir qual o melhor tipo de logotipo a adotar para a marca, se um baseado apenas no lettering ou acompanhado de símbolo. Esta decisão pode basear-se no nome da marca, se é marcante o suficiente para se bastar a si mesmo; no significado do nome, se é realizada alguma associação imediata a um símbolo ou não (sendo que o símbolo no logotipo pode ser associativo ou abstrato); na contextualização da marca, a sua história, entre outros aspetos para os quais a experiência de um profissional do design é uma mais-valia.

Logotipos de sucesso têm o poder de gerar uma identificação imediata com a marca que representam. Se experimentarmos realizar o exercício mental, rapidamente nos lembramos de vários logotipos que associamos de imediato à marca que representam. Vejamos alguns exemplos:

Existe ainda um fator interessante na capacidade de memorização de logotipos. Amiúde vemos apenas o símbolo em representação da marca. Isto acontece porque o sucesso do logotipo atinge um nível no qual o lettering pode ser dispensado, uma vez que o consumidor já criou uma associação automática do símbolo à marca.

Com estes exemplos vemos que o uso correto do logotipo tem o poder de reforçar a imagem da marca, gerando uma associação imediata entre esta e o grafismo do logotipo. Com este objetivo em mente, e tendo em conta a necessidade de comunicar a mensagem principal da marca, a criação estética depende ainda da criatividade do designer, que virá complementar o aspeto simbólico do logotipo e definir a sua capacidade de memorização e associação.