Motion Graphics é uma linguagem audiovisual que combina conceitos de design e de cinema. Foi, aliás, no mundo do cinema que teve início a popularidade desta linguagem quando, na década de 50, o cinema contratou designers gráficos para realizar a abertura de grandes filmes de forma a aumentar o impacto visual e prender o espectador ao ecrã logo no início do filme. Quem viu o Psycho, de Alfred Hitchcock?
Traduzido à letra, Motion Graphics são gráficos em movimento, o que acaba por definir bastante bem o conceito desta linguagem. No fundo o que acontece é a manipulação de imagens temporizadas que criam a ilusão de movimento, com recurso a imagem, símbolos, texto, áudio, entre outros elementos.
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O Motion Graphics é atualmente uma das maiores tendências mundiais, o que é fácil de perceber quando analisamos a relação entre a sua eficácia e o custo de produção baixo – quando comparado com outras linguagens e produções audiovisuais.
Mas qual é o segredo da eficácia do Motion Graphics?
Impacto Visual. O impacto visual produzido por esta linguagem é o principal responsável pelo sucesso da comunicação realizada em Motion Graphics. Existindo impacto visual, o consumidor fica retido no vídeo, visualizando o mesmo por completo e absorvendo a mensagem de forma eficaz. A comunicação em vídeo tem a capacidade de aumentar a memorização do consumidor em cerca de 90%, ou seja, 9 em cada 10 pessoas lembram-se da mensagem que o vídeo passou, o que significa que 9 em cada 10 pessoas que visualizaram o vídeo se vão lembrar do seu produto. São resultados excelentes, muito acima da eficácia do texto ou de imagem estática, que garantem uma melhoria considerável nos resultados da sua marca – cerca de 43% de aumento nas vendas.
Mais importante do que comunicar, é comunicar com eficácia. A sua marca pode investir mundos e fundos em comunicação que se não for realizada da forma correta, se não atingir o seu consumidor, o resultado efetivo vai ser muito pequeno. Em vez disso, é importante investir em novas formas de comunicar, em novas formas de cativar o consumidor – já saturado de publicidade – e de transmitir com sucesso a sua mensagem, de comunicar com sucesso.