Enviar informação online

O consumidor é, cada vez mais, um ser digital. Nós sabemos disso e qualquer empresa que queira ter sucesso deve saber também. No dia-a-dia da nossa agência notamos que há uma evolução considerável na mentalidade das empresas e na consciencialização da necessidade de estarem presentes no mundo online, direcionando uma fatia do orçamento cada vez maior para publicidade online.
A newsletter, traduzido à letra “carta de notícias”, surge neste meio da publicidade online como uma forma de informar e fidelizar clientes. Lançada normalmente com uma periocidade fixa, a newsletter pretende dar a conhecer aos clientes e potenciais clientes da marca as novidades e notícias relevantes, sem realizar a típica pressão de venda característica dos outros meios de publicidade. Mais do que vender, a newsletter pretende informar, fidelizar, pretende criar uma relação entre a marca e o consumidor.
Vejamos alguns aspetos a ter em consideração para que a newsletter da sua empresa seja um sucesso:

Ao enviar a informação por email, não corremos o risco de ser considerada spam?
Este meio de publicidade fornece ao consumidor total liberdade para assinalar a newsletter como spam ou até de retirar o seu contato da base de dados, interrompendo assim o fluxo de envio. De forma a evitar qualquer uma destas situações, é essencial que a newsletter contenha, por um lado, conteúdo relevante, com linguagem clara e objetiva e mensagens curtas e, por outro, que seja de interesse para o consumidor que a recebe. Atualmente as bases de dados permitem que seja realizada uma segmentação dos contatos, enviando determinada newsletter apenas para consumidores que tenham potencial interesse no conteúdo da mesma. Realizar esta segmentação aumenta os resultados da newsletter, uma vez que a marca vai enviar conteúdo de interesse para o consumidor.

Mas os consumidores recebem tantos emails, porque é que vão visualizar o nosso?
Para sobreviver a este momento vital do processo, é essencial criar destaque na caixa de entrada, é essencial que o título da newsletter seja atraente, que provoque no consumidor a vontade de abrir o email. No entanto, este passo há que ser dado com alguma cautela. Quando o consumidor abrir o email não se pode sentir defraudado com a informação disponível no título. O título deve ser apelativo mas deve corresponder ao conteúdo da newsletter porque se assim não for, o consumidor só abre o email dessa vez, e não é isso que pretendemos, pretendemos criar uma relação de longa duração.

Muito bem, o consumidor achou o nosso título interessante e abriu a newsletter. E agora, será que vai ler realmente o conteúdo?
O passo mais perigoso está ultrapassado, conseguimos levar o consumidor a abrir o email, conseguimos captar a sua atenção, agora temos que a conseguir manter. É essencial que a newsletter tenha um aspeto gráfico muito bem “arrumado”. Deve ter um aspeto clean, com um layout chamativo e que permita a leitura simples e intuitiva da newsletter. Quando o consumidor abre a newsletter os seus olhos devem ser imediatamente encaminhados para o conteúdo principal e deve ser realizado um “caminho” de leitura de forma a orientar o consumidor. Esta estrutura deve ser desenvolvida através de um trabalho conjunto de designer gráfico e copywriter para que o resultado final seja uma leitura fluida e interessante. Ou seja, o copywriter deve criar um texto curto, relevante e interessante e o designer gráfico deve criar uma imagem apelativa e organizar a informação para que a leitura se realize de forma intuitiva.

Como podemos saber se a newsletter está a ser bem recebida pelos consumidores?
Outra funcionalidade interessante deste meio é a possibilidade de acompanhar os resultados. A própria ferramenta de envio da newsletter permite, por norma, ficar a conhecer algumas métricas como quantos emails foram visualizados, quantos cliques foram realizados ou quantos contactos foram retirados da base de dados de envio. Esta particularidade permite à marca perceber se o feedback dos consumidores em relação à newsletter é ou não positivo e, caso não seja, isso dá-lhe a oportunidade de realizar uma revisão no conteúdo e no formato do email e para a próxima enviar com as alterações atualizadas.

Desenvolver e manter uma relação de fidelização com os consumidores é essencial para o sucesso de qualquer marca. Saturar o consumidor com informação não é a resposta para o sucesso, antes pelo contrário. Respeitar o posicionamento e o conceito da marca e refletir a mensagem mantendo sempre o interesse do consumidor é o grande desfio de qualquer meio de publicidade e a newsletter não é a exceção. É essencial, para o sucesso da estratégia, que sejam utilizados serviços profissionais para a criação da newsletter, garantindo assim uma taxa de visualização e leitura superior e, por conseguinte, uma taxa de conversão potenciais clientes em clientes também ela superior.