Em que consiste?
O Plano de Comunicação é um documento que define toda a estrutura das estratégias a aplicar para desenvolver a marca do cliente. A redação deste documento implica o estudo prévio da marca, do mercado no qual esta se insere e da sua concorrência, através da Análise SWOT. Realizado este passo, a agência de comunicação responsável pela marca irá definir quais as melhores estratégias a aplicar para atingir os objetivos de comunicação da empresa, bem como quais os melhores canais a utilizar e a altura certa para as aplicar. É, no fundo, o documento que traça a linha de atuação da agência de comunicação na marca do cliente e pretende responder às seguintes questões:
Qual o público-alvo que a marca pretende alcançar?
Quais os objetivos a cumprir?
Quais as melhores estratégias para atingir estes objetivos?
Qual os melhores meios para aplicar as estratégias?
Quando devem estas estratégias ser aplicadas – qual o cronograma a respeitar?
Porquê planear a comunicação da sua marca?
Todos os mercados vivem de variações, sejam estes mercados sazonais ou não. Planear a comunicação dá-lhe a vantagem de prever estas variações e de programar a sua estratégia para que as alternações do mercado joguem a favor da sua marca. Através do estudo de quais as estratégias que sensibilizam o seu público-alvo, quais os canais com os quais o seu público-alvo se cruza frequentemente e qual a altura em que este se encontra mais recetível à divulgação, a marca conquista o poder de comunicar de forma eficaz e obter resultados de excelência.