Comunicação de Rua

É considerada publicidade “outdoors” toda a publicidade que é realizada na rua, no exterior. A definição vem exatamente da origem inglesa do conceito “outdoors” que significa, quando traduzido à letra, “fora de portas”.
Na maioria das situações, o público ao qual a publicidade outdoors se dirige é um público em movimento. Seja de carro, transportes públicos ou a pé é um público que não dispõe de muito tempo para visualizar, compreender e memorizar o anúncio o que leva a que esta publicidade tenha obrigatoriamente que apresentar duas características essenciais: ser objetiva e ser apelativa. É extremamente importante que a mensagem seja simples e direta e que a imagem seja apelativa de forma a captar a atenção do público que vai de passagem.
São vários os tipos de outdoors existentes e na rubrica de hoje vamos analisar alguns dos principais e mais comuns:

Billboard
Tipicamente definido apenas como outdoor, o billboard é um painel de grandes dimensões e encontra-se, regra geral, exposto em locais de grande visibilidade, seja no centro dos meios urbanos ou perto de estradas movimentadas.

Empena
A empena é o formato de publicidade outdoors tipicamente de maiores dimensões uma vez que pode ocupar a totalidade da parede cega do edifício onde se encontra exposta.

Transportes Públicos
A grande vantagem da publicidade no exterior dos transportes públicos é, sem dúvida, a capacidade de movimento que é fornecida ao anúncio. Esta característica permite ao anunciante espalhar o conteúdo do anúncio por todos os pontos por onde circula o transporte, o que permite também selecionar qual a rota ou as rotas nas quais a marca quer apostar.

MUPI – Mobiliário Urbano Para Informação
Os mupis são expositores de publicidade, normalmente em formato de cartaz com dimensões médias que se encontram espalhados dentro de meios urbanos.

 

Dentro dos meios de comunicação de massa, este é um tipo de publicidade bastante utilizado, uma vez que tem a capacidade de atrair a atenção de um grande número de potenciais consumidores e apresenta margens de eficácia muito altas, com retornos na casa dos 70%. Apostar em publicidade outdoors é a garantia – desde que seja bem concebida – de obter grande impacto visual para a marca, grande poder de cobertura e, mais importante ainda, um nível de memorização pela parte do público superior à média pela simplicidade e clareza da mensagem.