Sempre que um cliente contrata os serviços de uma agência de comunicação, quer coloque diretamente a questão ou não, a principal dúvida que lhe circula na cabeça em looping é  de que forma pode ele medir os resultados das estratégias que vão ser implementadas. Esta é uma questão global que pode ser respondida muito facilmente, mais ainda quando se trata de vídeo marketing.
Se está a pensar que o que acabámos de dizer é óbvio, uma vez que basta ver o número de visualizações que o vídeo tem, desengane-se. Dissemos que era fácil de medir, não dissemos que era assim tão linear.
Ora, a métrica utilizada para a análise dos resultados depende dos objetivos que a marca tenha com a publicação do vídeo. Vejamos algumas hipóteses:

A marca pretende alcançar o máximo de pessoas possível:
A métrica a ter em conta quando o objetivo é o alcance é o número de visualizações. Quantas mais visualizações o vídeo tiver maior é o alcance conseguido pela marca. Neste caso o ideal é realizar a publicação do vídeo nas redes sociais, enviar por email para influenciadores, identificar influenciadores nas publicações, criar anúncios pagos com o vídeo, entre outras hipóteses de partilha que garantem um alcance superior.

A marca pretende perceber se a mensagem que está a passar é de qualidade:
Não adianta ter muitas visualizações se a maioria dos utilizadores desligou o vídeo após os primeiros 10 segundos. A quantidade de vídeo assitido define a qualidade da mensagem que está a ser transmitida. Nesta situação, os primeiros 5 segundos são essenciais para criar envolvimento com o consumidor, para captar a sua atenção. Assim, nesta fase é vital que haja uma apresentação do conteúdo que vai ser reproduzido no vídeo e que este conteúdo seja interessante, apresentando ao longo do vídeo uma mensagem simples e concisa, que corresponda à expetativa criada no início do mesmo e com valor transmissível.

A marca pretende saber se a mensagem que está a passar é relevante para o público:
Neste caso a métrica a ter em conta é o número de reproduções do vídeo. O número de vezes que o consumidor clicou no “play” está diretamente relacionado com o interesse que este suscitou e, por conseguinte, com a relevância que a mensagem tem para o público.

A marca pretende analisar o comportamento do consumidor:
Quando uma marca incorpora vídeo no website, a tendência é que o tempo que o consumidor passa no website seja superior, diminuindo consideravelmente a taxa de abandono precoce da página. Esta é a tendência, se isto não acontecer é aconselhável rever a estrutura e o conteúdo do vídeo.

A marca pretende medir o efeito de “passa a palavra” do vídeo:
Para este efeito, a marca deve ter em conta o número de partilhas e o número de referências a que o vídeo é sujeito. Até aqui parece óbvio. Mas além do número é importante também o conteúdo, o que é dito na partilha ou na referência realizada ao vídeo. É necessário ter em conta também este aspeto, monitorizando a evolução do “passa a palavra” tanto quanto possível.

A marca pretende medir o envolvimento do público na mensagem do vídeo:
Quem está realmente envolvido na mensagem comenta. Pode concordar, pode discordar, pode adorar, pode detestar, mas quando se envolve deixa o seu comentário e a marca pode medir por aqui o nível de envolvimento do público. Esta característica permite não só medir o envolvimento como também oferece à marca dicas preciosas acerca das opiniões do público em relação à mensagem, o que lhe fornece a hipótese de realizar alterações seja no vídeo como possivelmente no produto ou serviço em causa.

Independentemente das métricas que se tenham em conta na análise de resultados, o objetivo em termos de marketing é invariavelmente o mesmo: gerar leads que fornecem à marca a hipótese de converter estes contactos em clientes, continuando depois o processo normal de gestão de cliente inerente à marca.
O vídeo marketing tem resultados, gera interesse, proporciona emoções e apresenta métricas objetivas de análise. Até já lhe definimos qual a métrica a ter em conta dependendo do objetivo da marca. Está à espera exatamente do quê para dar o salto para o mundo do vídeo marketing?